Não basta o profissional seguir scripts prontos e fazer o que todo mundo já faz. É preciso criar, inovar e ir além dos concorrentes propondo soluções que ainda não foram implementadas e que possam trazer vantagem competitiva para as organizações. Tamanho desafio fez com que o cientista de dados deixasse de ser uma carreira do futuro para se tornar uma profissão do presente.

ciencia de dados o que faz

Relembrando, a Data Science é uma análise criada para encontrar padrões em dados coletados. Aqui, habilidades analíticas, assim como a criatividade, são essenciais para que se consiga chegar a ideias e hipóteses que vão se relacionar aos problemas iniciais. Feito isso, são realizadas as ações para a obtenção dos dados a partir de diversas fontes, bem como seu armazenamento. Além disso, ela permite a realização de estudos preditivos, que irão apontar possíveis movimentos futuros, assim como tendências e comportamentos. Apesar de o termo ter nascido em meados dos anos 2000, quando o mundo iniciou uma grande transformação digital, a Ciência de Dados já existia muito antes disso.

O que faz um cientista de dados? Veja os desafios que a área de Big Data oferece

Afinal, é justamente na insistência e nas repetições realizadas com parâmetros mais calibrados que o cientista de dados pode encontrar a informação mais adequada e valiosa e, com isso, mostrar o seu verdadeiro diferencial. Nesse ponto, é importante realizar experimentos com diferentes modelos de simulações, variadas técnicas e diversos cruzamentos de dados. Proatividade, criatividade e comunicação não são suficientes se o profissional não possuir conhecimento das principais ferramentas que envolvem o Big Data Analytics. Então, é necessário que o profissional que se dispõe a lidar com esse novo paradigma tenha a iniciativa de se antecipar e descobrir quais dados são esses, onde eles estão e trazê-los à tona para se transformarem em informação útil. No mundo do Big Data Analytics, uma empresa que contrata alguém para lidar com grandes bases de dados não sabe exatamente a informação que está procurando e nem o que pode ser extraído.

  • Na XPE, você encontra os cursos mais completos, com MBAs e Bootcamps que podem te ajudar em qualquer momento da sua carreira.
  • Seja ela uma empresa contemporânea digital ou uma indústria de base, é importante que os recursos estejam alinhados de forma a promover ganhos na inovação e implementação de novas tecnologias.
  • Ciência de Dados é extrair valor dos dados de formas que não eram conhecidas até então.
  • O uso de uma plataforma DSML multipersona incentiva a colaboração em toda a empresa.

Para a graduação, os cursos mais conhecidos são na USP, Mackenzie, Anhanguera, Estácio, UFRJ e Anhembi Morumbi. Para quem tiver interesse em aprender mais sobre a área, o Eu Capacito disponibiliza o curso uma trilha de conhecimento nesta área. Além disso, como a área é nova, a demanda por vaga é bem maior do que pelos profissionais preparados para atender. Uma boa forma https://www.revistapazes.com/empresas-miram-ciencia-de-dados-para-definir-plano-estrategico-no-mercado/ de iniciar é fazendo este curso grátis, oferecido pela IBM na plataforma Eu Capacito. O mercado de trabalho para quem se forma em Ciência de Dados tem tudo para ser bastante promissor por conta do crescimento do avanço tecnológico, especialmente da Inteligência Artificial. O curso de graduação em Ciência de Dados pode ser encontrado na PUC-SP, na FGV e na Unip.

Qual é a diferença entre o analista de dados e o cientista de dados?

Eles são gerados pela facilidade de utilização da internet, proporcionada principalmente pelo uso crescente de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O salário de um cientista de dados júnior é de R$ 13,1 mil, em O papel da ciência dos dados na era da informação média, dependendo do tamanho da organização. Quem deseja trabalhar como cientista de dados precisa ficar atento as habilidades comportamentais também, que já se tornaram um fator decisivo de contratação em recrutamentos.

Há uma alta demanda não só por cientistas de dados, mas por profissões de tecnologia como um todo no Brasil e no mundo. Além disso, os cientistas de dados devem ter um pensamento estratégico e analítico para extrair dados e transformá-los em informações relevantes para as empresas em que atuam. Um deles é o Business Intelligence (BI), campo de atuação voltado à captação e análise de grandes quantidades de dados, ligado diretamente a diversas profissões do universo de TI. As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência. Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here